Desenvolvido por CADRY.2019

COORDENAÇÃO LOCAL DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS

O que é?


A Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) realiza estágios em prática médica e em pesquisa científica. Esses programas possibilitam ao estudante:

  • Expandir seus saberes técnico-científicos; vivenciar outra realidade social e educacional, e conhecer o sistema de saúde de outro país;

  • Aprender mais da cultura e do idioma do lugar de destino.

  • Inserir-se no Sistema Único de Saúde e em outros sistemas de saúde, através da parceria com várias instituições de formação médica do Brasil e do mundo, a exemplo da sua.​

Quais são as modalidades de estágio?

SCOPE | CEV/IFMSA

Standing Committee on Practical Exchange – SCOPE é um programa de intercâmbios internacionais em prática médica, o qual visa à aquisição de conhecimentos médicos, a troca de experiências culturais e a participação em programas sociais em um país estrangeiro. Quando selecionado, o estudante participa de um estágio em um hospital/ unidade de saúde de uma das universidades participantes, no país escolhido. Esse programa oferece a oportunidade única de uma experiência educacional e cultural. Além disso, há também a contribuição para que os estudantes ampliem sua visão em relação à saúde e à sociedade. As oportunidades podem ser em todos os campos clínicos e pré-clínicos em Medicina, e realizados até seis meses após a graduação, dependendo das Exchange Conditions do país. A duração usual do estágio é de quatro semanas, e acontece em inglês ou na língua oficial do lugar de destino. O processo seletivo regular ocorre por volta do mês outubro, baseado nos critérios de pontuação determinados pela CEV e debatidos no Fórum de Estágios e Vivências (FEV).

 

SCORE | CEV/IFMSA

Standing Committee on Practical Exchange – SCORE, por sua vez, proporciona ao estudante a experiência única de se envolver em atividades de pesquisa clínica ou pré-clínica em um país estrangeiro. O intercambista passa a fazer parte de um grupo de pesquisa existente e é acompanhado por um tutor. Ele será orientado quanto aos princípios básicos da pesquisa, tais como: estudo de literatura, coleta de informações, elaboração de artigo científico, trabalho em laboratório, aspectos estatísticos e éticos. O desenvolvimento do estágio depende diretamente do conhecimento prévio do assunto que o estudante tem e mais ainda do interesse demonstrado. A possibilidade de participar de uma pesquisa em outro país contribui para ampliar o horizonte profissional e humanístico; introduz uma abordagem diferente à pesquisa, à educação médica, aos cuidados de saúde e à ética. Através deste programa esperamos contribuir para a cooperação internacional e para o entendimento global de que a pesquisa vai além dos laboratórios e tem grande importância na vida das pessoas.

 

NBC | DENEM/FEU

O Núcleo Brasil-Cuba – NBC é um programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba, com a proposta de proporcionar aos acadêmicos de medicina de ambos os países a oportunidade de conhecer os sistemas de saúde do país anfitrião em todos os seus níveis de estruturação. É resultante de uma parceria entre a DENEM e a Federação Estudantil Universitária de Cuba – FEU. O estagiário tem a oportunidade de conhecer o sistema de saúde na cidade de Havana e de visitar centros de saúde dessa cidade, além de conhecer a Universidade de Havana e de conversar com os estudantes cubanos, para entender como se estrutura a educação médica neste país. É realizada uma seleção anual, baseada em pontuações atribuídas para atividades, prioritariamente, desenvolvidas no movimento estudantil; sendo as vagas são distribuídas entre todas as Coordenações Regionais da DENEM. Atualmente são oferecidas 29 vagas em cada uma das 2 edições anuais. O intercambista fica em Cuba por 21 dias, em alojamento na universidade com uma alimentação diária e hospedagem por uma taxa que varia em torno de 12 dólares cubanos/dia.

 

EN | CEV

Os Estágios Nacionais surgiram no primeiro semestre de 2005, derivados do antigo programa PINEM (Programa de Intercâmbio Nacional dos Estudantes de Medicina). Eles ficaram inativos por um tempo mas retornaram a funcionar em 2014. Este programa permite aos estudantes realizarem um estágio em outra cidade ou estado do país. Dura de três a quatro semanas; estando inclusos no estágio a hospedagem em casa de outro estudante de Medicina e pelo menos uma refeições ao dia. Realiza-se uma seleção anual, segundo critérios de seleção baseados em atividades desenvolvidas pelos estudantes, principalmente a experiência como anfitrião ou padrinho 1 e a participação no movimento estudantil. Pontuam também: cada semestre avançado no curso médico; participação em projetos de pesquisa, extensão, monitorias e ligas acadêmicas; publicação de trabalhos científicos; dentre outras atividades. Além disso é uma modalidade de estágio mais barata, devido aos custos reduzidos com deslocamento 1 O anfitrião é quem recebe o estudante de intercâmbio em sua casa; e o padrinho é uma pessoa de contato principal para o estagiário.

 

NBChi | DENEM/SHUMTC

O Núcleo Brasil-China - NBChi é o mais recente programa de intercâmbio criado pela DENEM. Criado este ano, o estágio é um convênio firmado entre a DENEM e Universidade de Medicina Tradicional Chinesa em Xangai, que visa intercambiar experiências entre os sistemas de saúde e educacional. A partir da realização deste estágio se concretiza o trabalho do Núcleo Brasil-China, que visa a promoção de curso de Medicina Tradicional Chinesa para os brasileiros e um uma imersão na realidade dos Sistema de Saúde e Educação no Brasil. Também é realiada uma seleção anual, assim como os demais programas, e são ofertadas 4 vagas para alunos brasileiros irem à China. Os estudantes brasileiros participarão do curso de Medicina Tradicional Chinesa que desenvolverá os tópicos: fundamentos da medicina chinesa, técnicas diagnósticas de medicina chinesa, meridianos e pontos, principais ervas chinesas, aplicação clínica da acupuntura e tuiná e dia-a-dia chinês. Além disso, possuirá uma programação com atividades culturais.

Qual é o objetivo da CLEV?

A Coordenação Local de Estágios e Vivências tem como principal objetivo permitir que o estudante brasileiro participe de experiências de intercambio, as quais além de proporcionar conhecimento técnico cientifico, possibilitem o intercâmbio cultural, de ensino e de vivências, e que o insiram no contexto mundial de saúde, para que este esteja ciente de sua responsabilidade social como profissional de saúde.

 

FUNÇÕES ANFITRIÃO/PADRINHO

Os estágios oferecidos pela CLEV possuem duração de 4 semanas. Neste período o padrinho e anfitrião deverem assumir responsabilidade pelo intercambista.

ANFITRIÃO

  • Oferecer um local para o estudante dormir;

  • Oferecer pelo menos uma refeição ao dia;

  • Prover ambiente com condições adequadas ao estudo e a comunicação virtual.

PADRINHO

  • Buscar o intercambista no aeroporto/rodoviária. Se não puder, ou for EN, pedir para o anfitrião busca-ló

  • Orientar os meios de transporte, públicos ou privados, disponíveis para o estrangeiro se locomover do aeroporto a cada do anfitrião.

  • Acompanhar este estudante ao serviço durante os primeiros dias, apresenta-lo ao tutor e ensina-lo a chegar só ao estágio.

  • Levar o estudante para fazer um programa cultural, pelo menos duas vezes por semana;

  • Lembra-lo da responsabilidade diante do estágio (cumprir pelo menos 80% da carga hora ria).

 

DICAS PARA PADRINHO E ANFITRIÕES:

  • Oriente o intercambista a respeito de medidas de segurança. A maioria das vezes os estudantes vêm de países onde a violência não é tão expressiva. Eles está o acostumados a pegar ônibus de madrugada, sair com muito dinheiro, entre outras situações que devem ser evitadas no Brasil.

  • É importantíssimo que você deixe claro as regras da sua casa como hora rios, hábitos, se deve ajudar em casa, por exemplo, lavando o prato apo s refeição. Isso evita DIVERSAS situações chatas!

  • Logo no primeiro dia, oriente-o como chegar ao serviço de ônibus, porque evita que ele/ela fique dependente de você caso ocorra imprevistos.

  • Os programas culturais podem ser passeios históricos pela cidade, parques, bares, convivência com amigos, enfim, qualquer passeio que possa mostrar ao intercambista como e a cultura local e o que a cidade tem a oferecer de diversa o.

  • É interessante ir a um centro de apoio a turista, onde haja várias dicas de passeio. Por nossa rotina, devido a faculdade, ser muito corrida, você pode combinar de leva-lo para tal lugar, e de que eles façam o passeio por conta própria.

  • Procure saber se há mais intercambistas na faculdade, porque assim você pode combinar com outros anfitriões/padrinhos de fazer um rodízio com os programas culturais. Ale m de socializa-los, facilitando a sua estadia. E possível até marcar um jantar cultural onde cada pessoa prepara um prato típico de seu país e assim cada um conhece um pouco mais da cultura do outro. Qualquer problema, seja em relação ao estágio ou a estada, deve-se entrar em contato com o coordenador local responsável imediatamente!!! Enfim, ser padrinho/anfitrião é um papel muito importante na experiência dos intercambistas, pois vocês serão os intermediadores entre estes e a cultura local. Eles fizeram um investimento grande para chegarem até aqui e, geralmente, sonharam muito com esta oportunidade. Esperamos que vocês retribuam tal investimento e que se empenhem para fazer da estadia deles a melhor possível. Junto com o sucesso do estágio, uma boa hospitalidade aumenta a procura da sua universidade como destino de intercâmbios, o que consequentemente aumenta também as vagas para nossos estudantes no exterior, pois os contratos são bilaterais.

EDITAIS

2019/2020

Edital do SCOPE/SCORE: http://bit.ly/SCOPESCORE20192020
Edital do NBC: http://bit.ly/NBC2019
Edital do EN: http://bit.ly/EN2019

 

Instagram: @clevunilago

Facebook: CLEV Unilago

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon